segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Desconto na conta de energia é pago por... você!

A chamada da matéria no G1 é bem bonita: "Governo publica lei que permite baratear conta de luz. Plano prevê que energia fique 20,2% mais barata a partir de fevereiro".

Só não explica que quem paga a conta da redução é... VOCÊ!

Já que o jornalista não explicou, cito dois trechos interessantes da matéria e explico em seguida:

TRECHO 1: "A outra [redução] vem da eliminação, da conta de luz, de dois dos encargos setoriais incidentes: a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) e a Reserva Geral de Reversão (RGR). Já a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) será reduzida a 25% de seu valor atual, e assume o custeio de programas contidos nos outros dois.".

Explicação: O cidadão paga menos na conta de luz, mas o governo arrecada menos imposto sobre a conta a ser paga. Ou seja, quem ganha é a retórica. O resto, continua na mesma.

TRECHO 2: "O governo precisa definir o aporte a ser feito pelo Tesouro para que o barateamento da conta de luz passe de 16,7% para 20,2%."

Explicação: Aporte pelo Tesouro significa, meu, seu, nosso dinheiro cobrindo a diferença. O Tesouro nacional é composto por recursos de todos os brasileiros. No fim, quem paga o desconto que o consumidor vai receber é... vejam só! O próprio consumidor. Aliás, mais do que isso: também quem não é consumidor acaba pagando.

Moral da história: políticos têm, infelizmente um costume muito feio de fazer populismo - e muitos jornalistas de não deixar isso claro. Fazer populismo com chapéu alheio e ainda passar por bonzinho é, nesses termos, um golaço.

Pena que contra o consumidor.
-
Em tempo 1: Sobre o trecho 1, não se trata necessariamente algo ruim. Pelo menos se arrecadará um pouco menos de imposto no país. Mas fica a ilusão que o governo quer passar: Dilma "venceu a queda de braço" com companhias de energia. E mais uma: do jeito que as obras de novas geradoras de energia andam devagar, com essa redução os riscos de apagões e colapsos em todo sistema vai só aumentar.
Mas, enfim: viva o Brasil! Vai todo mundo pagar por um belo desconto de 20%.

Em tempo 2: A conta de luz no Brasil é uma das mais caras do mundo e a tributação sobre ela também, algo deveria ter sido feito mesmo pra reduzir a conta de luz, mas o governo tem que aprender a diminuir suas despesas pra baixar seus tributos (comentário no Facebook de Eliezer Lee Iwatani)
-
Publicação original: http://on.fb.me/WXeviE

Um comentário: