segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Kit de boas-vindas vem até com telefonema grátis para universitários

49 coroas dinamarquesas de telefonemas grátis:
100 minutos de ligação para o Brasil garantidos
Mapa da cidade, capa de chuva e ATÉ UM CHIP de celular pré-pago! Esse foi o kit que recebi da Universidade de Aarhus na minha chegada hoje, como estudante internacional.

A concorrência por estudantes internacionais é cada vez maior, isso é inegável. Instituições europeias, americanas e, recentemente, também muitas asiáticas, têm lançado mão de várias estratégias para atrair estudantes de ponta de todos os lugares do mundo.

No meu curso (MA em Jornalismo) são mais de 70 alunos de cerca de 50 nacionalidades distintas. É gente de tudo quanto é lado: do Chile à China, da Rússia ao Quênia, três brasileiros, europeus de todas as partes, vietnamita, ucraniana, canadense e americanos. Ah, sim, uma australiana também. Nacionalidade é o que não falta. Isso aumenta, logicamente, a diversidade da turma e, por ter sido muito concorrida a seleção, a certeza de bons estudantes de vários países aumenta a qualidade da interação em sala de aula.

Como pacote de boas-vindas, pois, recebemos todos folhetos sobre a cidade de Aarhus, a segunda maior da Dinamarca; uma capa de chuva para enfrentar o tempo ruim que deve vir pela frente (dizem que chove ainda mais do que na já cinzenta Holanda) e um chip de telefone pré-pago no valor de 49 coroas (pouco mais de 15 reais), habilitado também para chamadas internacionais. Para um telefone fixo no Brasil posso ligar por 100 minutos.

Ah, sim, já ia me esquecendo: estudantes internacionais também podem se matricular gratuitamente em aulas de cultura da Dinamarca (umas dez aulas com direito a passeio, ingresso grátis em museu e não sei o que mais) e fazer um curso completo de dinamarquês de graça. 

Pode não servir para muita coisa no futuro, mas o incentivo está forte para eu morder a isca e ir fazer umas aulinhas de dinamarquês também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário