terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Uma viagem inesquecível

Foto tirada hoje à noite em Berlim
Estou, neste momento, em Berlim. Desde o início da tarde em viagem, estou com meu amigo Cláudio Júnior Damin no início de uma viagem que será, certamente, inesquecível.

Damin é cientista político, agora cursando seu doutorado, e conheço-o desde nosso período de estudantes de graduação de UFRGS, ele de Ciência Sociais, eu de Relações Internacionais. Agora que estou temporariamente residindo na Holanda, cursando o mestrado em Ciência Política, decidimos aproveitar o período de férias de ambos para fazer um roteiro histórico pela Europa: começamos ontem por Amsterdam - onde visitamos a Casa de Anne Frank, e seguimos hoje a Berlim (foto ao lado tirada agora há pouco, ainda à noite). Amanhã permanecemos em Berlim e, até quinta-feira que vem, teremos passado por Krakow; visitado o horroroso campo de Auschwitz; ido à belíssima Praga, na República Tcheca; passado pela reconstruída Dresden, devastada na Segunda Guerra Mundial; conhecido Luxemburgo, pequeno país em que nunca estive; subido à torre Eiffel em Paris; e entrado no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Para tão poucos dias, é uma verdadeira jornada. Queremos, ambos, escrever aqui durante a viagem e depois sobre nossas experiências. Hoje ficou um pouco tarde - já são quase quatro da manhã e não sobra muita energia depois de uma viagem de quase seis horas a Berlim desde a Holanda, considerados ainda contratempos de última hora que merecerão um post à parte futuramente, sem dúvida. Em especial os que se referem ao aluguel do nosso carro, que primeiro deveria ser um modelo e, depois, recebemos um melhor. A Hertz merece um agradecimento especial, sem ironia alguma. Mas, como disse, conto para um próximo post.
3.498 km de história percorridos de carro
durante os próximos oito dias

Por ora, publico aqui o mapa da nossa viagem e convido todos a ouvirem a entrevista que darei sobre o Brasil ao economista suíço Cristoph Hess, que tem um programa de rádio na PokeRTFM em Zurique. O link para ouvir a rádio é http://pokert.fm/, e o programa será entre 16h e 17h no horário local (13h e 14h, horário de Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário