segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Prezi: uma aula na Universidade de Groningen sobre o Brasil

Chegando à Universidade de Groningen
Uma das melhores experiências que tive até agora aqui na Europa foi ter dado uma aula para estudantes de graduação e mestrado em International Business na Universidade de Groningen, no norte da Holanda, sobre o Brasil (clique aqui para ir ao site do grupo).

Trata-se de um grupo de estudantes que vai ao Brasil no próximo ano, em maio, para fazer uma pesquisa de mercado in loco. Antes de embarcarem, estão buscando clientes holandeses: empresas, normalmente de porte pequeno, que querem expandir seus negócios ao exterior, em países emergentes. Pela sexta vez o escolhido foi o nosso país, desta vez ao lado da Indonésia.  (Observação importante: eles buscam buddies, estudantes de Administração brasileiros, sobretudo em São Paulo e no RJ, que estejam dispostos a acompanhá-los na visita ao Brasil. Dá direito a certificado internacional e tudo. Se você tiver interesse, pode entrar em contato comigo).

Diretoria do IBR Groningen
Conheci um dos diretores do equivalente holandês das "empresas juniores" brasileiras, Tim Kalisvaart, em um evento em Rotterdã promovido pela Dutcham, Câmara de Comércio Brasil-Holanda, em agosto. Por e-mail, perguntou se eu poderia dar-lhes uma palestra sobre o Brasil, sobretudo sobre "cultura, religião, economia, política, história, atualidades, etc. sobre o Brasil", já que seria a primeira aula do grupo sobre o Brasil.

Normalmente, como disse depois na apresentação, o que me assusta é o etc.!  Além, claro, dos muitos assuntos para uma única apresentação de apenas duas horas. Mas, desafio aceito, dirigi-me a Groningen na segunda-feira, 19.

O resultado está aqui:




Contando aos estudantes holandeses
um pouco sobre o Brasil
Fiz, pela primeira vez, uma apresentação em Prezi, pauta principal deste post. Aprendi ligeirinho: os tutoriais são auto-explicativos, a apresentação fica moderna e, sinceramente, não quero mais saber de PowerPoint e KeyNote.

Recomendo. 

E, claro, estou pronto para outros convites agora. E para novas experiências com o Prezi.

Agradeço a oportunidade à Diretoria do IBR e estou à disposição, logicamente, para novos desafios do tipo. 

4 comentários:

  1. Wat een leuk presentatie jongen!

    Você deve ter investido um par de horas para colocar tudo né? Gostei da sequência F.F.F.F as vezes parece que é verdade.

    Groetjes vanuit Brasilië
    Joni Hoppen

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcel,
    Muito interessante a apresentação e o programa. Não conhecia. Se eles vierem para Recife, estou disponível para acompanhá-los. Será um prazer!

    Groetjes vanuit Brasilie! :)
    Nina Cavalcanti

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcel,

    Só li o material agora, então não sei se eles já vieram mas caso venha alguem a Salvador posso mostrar-lhes algo e conversar. Pesquisei algo sobre Holanda (sec XVII) e Invasão Holandesa no Brasil (foco Bahia) quando morava na Europa. Qualquer coisa só entrar em contato.

    Abraços,
    Leo Teles ( lteles@gmail.com )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entro em contato com o grupo e te retorno. Abraço. Marcel

      Excluir